Thursday, August 30, 2007

Para cada risada, uma lágrima.

disney

Wednesday, August 29, 2007



Porque sempre vemos o horizonte como se ele estivesse na altura dos nossos olhos?


...

Monday, August 27, 2007



Não, estou falando de foco mesmo. Óptico.


Inventaram uma nova camera, os Wachowskis estão filmando com ela. Lembra da cena do começo do Matrix, com a Trinity com as mãos na cabeça e os tiras se aproximando dela por trás... tudo está em foco (feito na pós). É o que essa camera faz: filma tudo, perto e longe em foco sem distorcer o nariz de quem está perto. Pelo menos é o que consegui deduzir das meias infomações que pseudo-vazaram.

É uma questão de estilo? Ou de linguagem? Em Matrix ficou os dois, ficou irreal, porém é um filme sobre a irrealidade. Agora eles vão filmar Speed Racer inteiro desse jeito. Focando a cara do corredor vendo o adversário ao longe no mesmo foco. Se você notar, Matrix não tem nada fora de foco; talvez a cena em que Neo acorda. O único desfoque lá é visível.

O foco nasceu para não ser notado, é como o silêncio em uma cena; claro que tem vezes que se presta atenção no silêncio, mas é raro. Eu volto para a lógica Fellini: tudo no filme, cada luz, cada sombra tem significado. Como nos sonhos. Quando se tem o quadro inteiro igualmente em foco e a camera parada, cada pequeno detalhe do cenário, cada nuvem, cada mancha gera efeito de significado para quem vê, tanto quanto o personagem. Isso é um peso que se leva em conta ao escolher as lentes: saber o que precisa ficar em foco, escolher o que entra para o palco.

As perseguições dos filmes se viciaram em camera na mão, porque tudo que não é personagem correndo é um blur que só denota velocidade sem lá muito significado.

Claro que um filme minimante costurado só se coloca o que tem algum significado no set (se o diretor é minimamente competente), e imagino que se um Wachowski quer um prédio a mais no cenário, eles constróem. E isso significa que teremos um Speed Racer com cenários bem minimalistas, paredes brancas, uniformes e sem ruído.

Acho que combina. Espero que eles voltem a encontrar o rumo. Speed Racer... hmmm, dificil dizer, hein?

Eu já te falei de uma lente tilt-focus? Tá na lista. Adoro focar.

...

Thursday, August 23, 2007

My first last Apple

Vou comprar um Apple. Pois é. Mas não para o trabalho...

Sabe aquele micro que fica escondido, baixando pornô e musicas ilegalmente... o Apple nasceu para isso. O Mac é um media center descente, o PC é viajar de ônibus para o Paraguai. Nenhum conforto, nenhuma garantia de que vai chegar lá, perde coisa, e tudo parece forçado para o menor custo possível.

O Windows é estável, seguro e administra super bem o processamento. É a máquina para se ter controle total. O Mac nem de perto tem a mesma gama de programas, e isso é ruim, mas também é bom porque o micro não vira um Frankenstein.

Mas a questão mesmo está no hardware; o PC é a evolução da mesma máquina 8086 de 1980 da IBM, e isso juntou um colesterol, um DNA lixo de coisas sem sentido. Olhe as conecções do seu PC, são todas agrupadas no mesmo miolo atrás do micro, embaixo da fonte...

Fui trocar a saída de áudio para ouvir o lance no headphone, e como todas as conecções do PC não são imaginadas para que algo do tamanho de um dedo possa acertar a entrada do cabo... o micro friza. Era velha placa de vídeo AGP que já apertei até arregaçar, que até um cabelo desencaixa do slot.

Já trocou a HD de um PC? Ou a memória? É sempre uma tortura, são fitas e cabos se atropelando, peças entalando e enganchando umas nas outras e você pensa: quem projetou essa merda? E essa é a questão... ninguém. É tudo um acordo de corporações, onde é tudo nivelado por baixo, um denominador comum entre milhares de interesses sobrepostos.

E se você usa o computador só para o Gmail, ver filmes, baixar tranqueira, navegar na internet, para quê diabo você precisa de uma geladeira barulhenta em cima da mesa contaminando tudo com seus cabos, crescendo tentáculos e se petrificando, ocupando a vista, os ouvidos, o espaço, a sanidade. É como ter um radiador de um carro no quarto, não dá para fingir que é invisível.

O iMac agora vem com uma tela Glossy, que todos os profissionais xingam porque tem o contraste irreal que os consumidores amam. Esse computador não é feito para o trabalho (apesar de vir com firewire 800), ele é para baixar pornô e ouvir hits da década de 80. Ligar o iPod e manipular fotos.

Games... é o calcanhar de Aquiles de um Mac. Mas para um PC rodar directX10 é tanta grana... dois PS3 para ter o mínimo. Cinco PS3 para chegar no topo, que é o lance legal de se ter. Um dia, vou ter 3 milhões para comprar um Dell XPS H2C, o maior desktop de todos os tempos, parece um piano em pé, sou contraditório sim. Bem, um iMac custa 3500 reais. É o preço de um Dell ok com uma tela bem grande. Mas olha essa foto clássica:


A tendência da tecnologia doméstica é se tornar invisível, do seu design ser virtude de sua função apenas. O PC clássico será algo vintage, das pessoas olharem para as fotos do passado e comentarem ‘cacete, que monstruosidade, como convivia com isso?’.

O futuro é você conectar seu teclado e monitor em um celular sem qualquer fio. Só queria que meu último desktop tivesse alguma dignidade.

...



Update: essa é merda, quero jogar BioShock, o jogo do momento. Nunca perco um novo clássico para PC:

Sunday, August 19, 2007

Nunca dê as costas para um amigo.

hitchcock

Hollywood quer arte livre de riscos. Isso é como não fazer sexo e esperar que nasçam bebês.

coppola

Se você quer um final feliz, isso depende, obviamente, de onde você decide parar de contar a história.

welles

Odeio TV, assim como odeio amendoim. E não consigo parar de comer amendoim.

welles

Deus faz perguntas existenciais?

Se Deus existe, ele deve se perguntar: para que existo? quem me criou? O que veio antes de mim?


Será que Deus acredita em um Deus?

...

Friday, August 17, 2007

Your Wonderful Brain

Thursday, August 16, 2007

Dublagem, como odeio dublagem. Ainda mais quando não é em português. Queria assistir Investigating Sex, um filmeco de 2001 que tem um monólogo do Nick Nolte falando de como é trepar com uma mula.

Baixei um, está dublado em alemão. Outro então, dublado em italiano. Mais outro giga e está em espanhol. O mais engraçado é o que está em russo: eles deixam a trilha original baixinho e falam por cima, como se fosse ao vivo, no Oscar; a dublagem russa é muito, mas muito tosca, é inacreditável. Vi que todos são assim, o filme é inglês americano, e consegue não existir em inglês, nem existe legenda... perdi uns três gigas e meio por um filme que me arrependeria de baixar 600 mega. Odeio dublagem.

...

Sunday, August 12, 2007

um DOMINGO na Década de 80***

***cuidado, pode ser uma experiência mórbida...


domingos sempre começavam com uma corrida:


corridas sempre tinham patrocínios caros:


daí trocava para o Domingo no Parque (quem assistia Alf?)


e então, em todos os canais... futebol
odiava a palavra gooooooooooooooooooooooo

todo domingo se repetia


adivinha:
era o sinal para pedir a pizza...

a longuiiiiisma abertura do Show de Calouros


vinha o Ari Toledo no Show de Calouros


Se vinha o Ari Toledo era porquê o Fantástico estava começando:


Mas aí eu trocava para a Record para assistir... um vôo de sombras a um mundo perigoso de um homem que não existe...


Nos comerciais da Supermáquina aparecia:


a TVS respondia a sua altura


propaganda do fantástico


Fantástico era moderninho:


Logo depois da Super Máquina, trocava, adivinhem... para a gazeta


Fez a lição de casa? Porque você está perto do fim:


pergunta se tinha feito a lição de casa... estava começando Miami Vice


lembrando que antes de comprar o Miami Vice, o Sr.Silvio colocava Super Herói Americano depois do show de calouros:

Saturday, August 11, 2007

Se vc já assitiu todos os The Office...

...um presente motivacional para vc:

Friday, August 10, 2007

Como ubatuba fica qdo ñ tem ninguém

Dei bate volta em uba para ver a reforma do telhado... tava Sol e dei um pulo na praia (100 metros de casa) por voltas das 11 da manhã...


uma neblina só sobre a praia


essas fotos são do meu celular:













Sunday, August 05, 2007

Pra não dizer que não falei das flores

As flores de plástico... não morrem!

Deixando arnaldo antunes de lado, sabia que as flores foram a última coisa plantada na terra, só 100 milhões de anos. Tipo, quando você vê um filme com dinossauros e lá tem flores primitivas no cenário... isso não aconteceu. Nós, jovens mamíferos somos mais velhos que as flores, quem diria.

I knew it

Friday, August 03, 2007

Piadas internas da Apple

Se você recebe e-mails da Apple, já deve ter percebido o endereço da Apple:

Rua Loop Infinito, número 1, Cupertino, CA


Infinite Loop é meio que quando um programa dá pau, ou uma instrução maliciosa em que o computador trava. Se seu mac dá pau você precisará reiniciá-lo com um clipe de papel, que também pode ser fornecido pela Apple (no iphone é pra tirar o SIM):

Thursday, August 02, 2007

Século XXI